D&R Alambiques

Acordo comercial reconhece cachaça como produto exclusivo do Brasil

Após 40 anos de diálogo, a tratativa entre Brasil e EUA pelo reconhecimento da cachaça como produto tipicamente brasileiro chega à sua reta final por um acordo comercial amigável.

 

A partir de agora, a cachaça terá certificação fiscal que lhe confere exclusividade de produção e isto também pode significar a obtenção da denominação de origem na Organização Mundial de Comércio (OMC).

 

A cerimônia que oficializou mais um passo importante desde processo ocorreu em Washigton, D.C. no dia 9 de abril, com a troca de cartas assinadas por Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Ron Kirk, representante de Comércio dos Estados Unidos, durante a encontro da presidente Dilma Roussef com Barack Obama.

 

O acordo garante que apenas os produtos fabricados no Brasil e que estejam dentro dos padrões previstos na legislação, poderão ser chamados de cachaça. Como formo de retribuição, o Brasil irá reconhecer os uísques tipo Bourbon (que utiliza milho como matéria prima) e Tenessee (típico do estado homônimo) como legitimamente americanos.

 

Made in Brasil

Na últimas décadas, os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), das Relações Exteriores (MRE) e também o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) intensificaram as discussões pela legitimamente do produto, bem como sua estandardização. Desde o ano 2000, havia a obrigatoriedade do uso da expressão “brazilian rum” (rum brasileiro) no rótulo das bebidas exportadas ao EUA, devido à classificação norte-americana ser baseada na matéria prima de origem dos destilados e, tanto o rum como a cachaça são feitos a partir da cana-de-açúcar. Segundo Reinaldo Annicchino, presidente da Associação dos Produtos Paulistas de Cachaça de Alambique (APPCA), este fator prejudicava a diferenciação entre as duas bebidas e também limitava a projeção de crescimento do consumo no exterior .

“Nós brasileiros, sabemos que a cachaça e o rum são produtos diferentes, mas o americano comum, ao ver uma garrafa e ler a denominação “brazilian rum” irá pensar que se trata de um produto inferior, visto que os melhores runs são produzidos na América Central.

Sem contar que os impostos que incidiam na cachaça eram os mesmos do rum”,diz.
Apesar de ver a decisão com otimismo, Annichino acredita que a conquista do mercado externo virá aos pouco. Apaixonado por essa atividade centenária, o presidente da entidade afirma que segredo do sucesso da cachaça de alambique é sua pureza, obtida pela separação da destilação em três frações, das quais só a melhor delas, denominada “coração”, é selecionada e utilizada.

 

Orgulho nacional

Das “casas de cozer méis” para botequins do mundo todo. Bebida revolucionária, presenciou a labuta dos escravos e foi aprimorada nos engenho. Embalou rodas de chorinho, inspirou a viola caipira e foi tema de marchinhas de carnaval. Esta paixão antiga, datada de 1553, tem uma história humilde e ao mesmo tempo riquíssima que se mistura a vida de muitos brasileiros. Um deles e BersiVetrano, que desde criança escutava histórias sobre os encantos da ‘branquinha’ no bar da família.”Não sou voltado a bebida, mais a beleza que o pessoal contava foi se inserindo na cabeça da gente e se transformando em uma atração”, conta ele que , seguindo os passos do pai, já foi professor e administrados. Proprietário de um sítio engenho no município de Cravinhos(SP)e produtor de cachaça de alambique há mais de 30 anos, mostra com orgulho didatismo, como a cana se transforma nesse líquido espirituoso.

 

Técnico alquímica, requer experiência e observação.”No início era mais vontade que conhecimento”, diz Vetranoque que buscou a parceria da cooperativa de crédito SicoobCoCred nos estágios de seu investimento. Entre as mais diversas atividades econômicas nas regiões em que atua, a cooperativa tem outros associados que também produzem a bebida.

 

Animado com a boa notícia do acordo firmado com a Dilma, Vetrano já está procurando um sócio para incrementar ainda mais a produção e venda de sua cachaça artesanal, cujo capricho já rendeu elogios de fregueses fiéis. “Para se produzir uma boa cachaça”, define, “é preciso, sentir, experimentar, observar e ouvir os degustadores mais exigentes”.

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