Desde a antiguidade o ser humano tem o hábito de comparar e tentar eleger o melhor. Seja em beleza, potência, tamanho, riqueza, qualidade, sabor, etc. O Livro Guinness dos Recordes está aí a décadas para comprovar isso. Todos os dias pipocam listas, rankings e concursos. Miss Mundo, Copa do Mundo, 50 Best Restaurants, Ranking da Cúpula da Cachaça e, claro, quando falamos de destilados o “Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles”.
Realizado ininterruptamente desde 2013, o Spirits Selection hoje é o mais reconhecido concurso mundial de destilados. Toda essa experiência e credibilidade permite aos consumidores uma escolha segura da qualidade da bebida e para os produtores cria um diferencial que garante ao produto medalhado um crescimento médio de mais de 30% em suas vendas.
Escolher um destilado entre as incontáveis opções disponíveis em uma prateleira ou balcão pode ser desafiador. Por outro lado, na perspectiva do produtor, obter destaque no ponto de venda é uma tarefa difícil, para dizer o mínimo.
A solução mais eficiente é aproveitar a experiência da avaliação profissional oferecida pelo “Concours Mondial de Bruxelles”. As medalhas conferidas às melhores amostras são inegavelmente um indicador de qualidade, permitindo uma escolha segura e confiável. Com somente um terço dos inscritos premiados, uma medalha do Spirits Selection é um certificado de excelência colocando o destilado na elite das bebidas mundiais.
Whiskies, cognacs, brandies, rums, vodkas, gins, tequilas, grappas, baijius, pisco… e, claro, cachaças são avaliados às cegas por um painel de juízes compostos pelos mais renomados profissionais do mercado mundial de bebidas. Jurados de mais de 24 países que ganham a vida com os destilados e vivem para os destilados 365 dias por ano. E a cachaça está no radar dos especialistas internacionais.
O compromisso primordial do “Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles” é oferecer ao consumidor uma garantia: destacar a qualidade irrepreensível de vinhos e destilados produzido em todo o mundo, oferecendo uma experiência agradável e prazerosa ao degustar sua bebida, abrangendo todas as faixas de preços.
Desde 2013 o “Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles” é um concurso itinerante, já percorreu países como Taiwan (2013), Brasil (2014), China (2015), México (2016) e Chile (2017). Em 2018, esta grande competição irá aterrissar em Plovdiv – Bulgária, de 21 a 23 de agosto. Tenho a honra e o prazer de fazer parte deste corpo de jurados desde 2014 – primeira e única vez que o concurso foi realizado no Brasil – e, ano após ano procuro aprimorar meus conhecimentos e levar toda a qualidade de nossa cachaça para o mundo. Posso afirmar que é impossível a qualquer um de meus colegas de júri, de qualquer parte do globo, ficarem impassíveis diante de uma boa cachaça de alambique.
Matéria retirada do Jornal Estadão.