D&R Alambiques

MONTANDO UM ALAMBIQUE

O número de home distiling, produtores artesanais de cachaça, vem crescendo a cada dia. Muitos deles sonham em um dia ser um grande produtor de cachaça, ter a sua bebida reconhecida. Para isso acontecer, é necessário que o seu destilado seja de qualidade uma excelente qualidade.

Sua cachaça deve ser vista e consequentemente provada por pessoas que entendem do produto e é para isso que existem as feiras e exposições. Competir e ser premiado nesses eventos podem alavancar as suas vendas em até 35%.

Vários pontos são cruciais na montagem da sua fábrica de cachaça artesanal, trataremos destes pontos nos tópicos seguintes. Quando você terminar de ler este artigo, com certeza terá uma ideia mais clara sobre o que é e como montar uma fábrica de cachaça artesanal.

 

INVESTIMENTOS E LUCROS

O investimento inicial para se montar uma fábrica de cachaça artesanal gira em torno de R$ 50 mil a R$ 70 mil. Dentre os equipamentos que devem ser comprados estão: moendas, decantadores, resfriadores, caldeiras, dornas e outros.

Os lucros estão atrelados a qualidade do seu produto. Por serem muito variáveis, não temos como estimar o quanto você pode lucrar lhe dando um valor único.

Também devemos ter em mente que a cachaça é a segunda bebida alcoólica mais consumida em nosso país, perdendo somente para a cerveja.

 

A ESTRUTURA

As fábricas de cachaça artesanal são geralmente montada nas zonas rurais, visto a facilidade do encontro da matéria prima.

A fábrica deverá possuir em sua estrutura um escritório para administração, a área em que as cachaças serão produzidas, a parte voltada para o engarrafamento e banheiros.

 

SOBRE A PRODUÇÃO

Para produzir uma cachaça de excelente qualidade, a matéria prima (cana-de-açúcar) passa por diversos processos. Antes de conhecer estes processos, você precisa saber o ponto ideal para o corte da cana.

Para aperfeiçoar a produção, as canas colhidas não devem ficar mais de 24 horas no campo, já que depois desse tempo ela começa a “azedar”. Ela é colhida no chamado ponto de maturação: neste estado a cana-de-açúcar está o mais doce possível.

Depois de colhida, a cana passa pela moagem, onde o líquido extraído será decantado. Após a decantação este caldo será preparado para a fermentação, de onde se obterá o mosto.

Logo em seguida, o mosto ficará fermentado nas dornas. O líquido resultante irá para o alambique, onde será destilado: a cachaça será extraída através do aquecimento, e depois será resfriada.

O próximo passo é o envelhecimento da cachaça, que é um dos segredos para um produto de qualidade diferenciada na sua cachaçaria artesanal. Passando pelo envelhecimento, a cachaça será analisada e engarrafada.

 

O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DA CACHAÇA

Para que a sua fábrica de cachaça artesanal produza produtos de ótima qualidade, o processo de envelhecimento é muito importante. Através deste processo, a qualidade e também o preço da bebida irão valorizar bastante.

 

INVISTA EM CONHECIMENTO

São diversas as minúcias da produção de cachaça, neste breve artigo não teria como eu descrever todos os pontos. Recomendo muito que você invista em um curso especializado no assunto antes de começar nesta área.

 

CONCLUSÃO

Tendo em vista o grande consumo de cachaça no país, com certeza não vai lhe faltar mercado consumidor para as suas cachaças.

É claro que é importante dar atenção a cada detalhe da produção, e ficar atento quanto à qualidade da cana-de-açúcar ou de outras possíveis matérias primas que você venha utilizar.

Como todo negócio, você também terá que ficar atento à divulgação do seu produto. Algumas cachaçarias artesanais usam a sua fábrica como forma de promover o turismo nas suas respectivas cidades, divulgando o nome da sua empresa.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, em que posso ajudar?

10% Off !!

On all every first order

Join our newsletter

Subscribe to recieve latest update & offer!